O concurso regional da competição “AQUAQUIZ” foi lançado hoje pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e a Águas do Centro Litoral (AdCL), no âmbito do Dia Internacional da Terra, celebrado a cada 22 de Abril.
A iniciativa, através de um jogo interactivo e pedagógico, testará os conhecimentos dos alunos e professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico sobre a água, pretendendo “apoiar a educação e sensibilização para o valor” de um “recurso que é essencial à vida”, informa um comunicado de imprensa.
A acessível em www.aquaquiz.pt ou em aplicação para diapositivos iOS e Android, “AQUAQUIZ” abrange “matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino” categorizadas em quatro grupos – Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente -, com um questionário composto por “perguntas relativas a diferentes dimensões da água”.
O jogo foi concebido para ser jogado em ambiente de sala de aula, na opção “Tabuleiro”, onde os alunos são distribuídos por equipas de dois a cinco jogados, ou individualmente, através do modo “Batalha”, que também pode ser configurado para uma disputa entre duas pessoas.
Estudantes e docentes podem-se habilitar a vencer prémios, que serão entregues no Dia Mundial do Ambiente, comemorado no dia 5 de Junho.
O aluno vencedor ganha um tablet com custo até 100 euros, e os segundo e terceiro premiados recebem um par de headphones cada.
O professor que atinja o primeiro lugar habilita-se a vencer um vale de 150 euros da Fnac e uma visita, com a sua turma, ao ciclo urbano da água, enquanto os segundo e terceiro premiados recebem um caderno inteligente Infinitebook cada.
O concurso será realizado até 20 de Maio nos dez municípios pertencentes à CIMRL – Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.
O “AQUAQUIZ” foi lançado em 2019 com o objectivo de “apoiar práticas pedagógicas participativas que promovam o valor da água no contexto dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, tendo já envolvido aproximadamente 700 escolas e mais de 6.800 jogadores, com mais de 37 mil jogos realizados.