Parceria JORNAL DE LEIRIA e Hádoc – Festival de Cinema Documental
Texto de Nuno Granja, coordenador e programador do Hádoc
Em Junho de 2021, o Hádoc – Cinema Documental em Leiria encerrava a sua 10.ª edição com a apresentação do filme O Agente Infiltrado (El Agente Topo, 2020). Este documentário, da chilena Maite Alberdi, foi mesmo o mais votado pelos espectadores do Hádoc na eleição da Escolha do Público desse ano.
A Memória Eterna (La Memoria Infinita, 2023) é o título do mais recente trabalho de Maite Alberdi e retrata os últimos anos da relação entre Augusto Góngora e Paulina Urrutia, duas figuras públicas do Chile. Góngora, reconhecido jornalista, documentarista, apresentador televisivo e autor, foi um aguerrido opositor do regime de Pinochet. Paulina Urrutia, actriz e académica, foi presidente do Consejo Nacional de la Cultura y de las Artes – algo equivalente a Ministra da Cultura – durante o primeiro governo de Michelle Bachelet. Em 2014, Góngora viu ser-lhe diagnosticada Doença de Alzheimer e Pauli tornou-se a sua cuidadora. Desde 2018 que Maite Alberdi acompanhava o casal, filmando a intensa relação entre os dois, o seu amor profundo e o espantoso cuidado, atenção e ternura de Paulina. Quando surge a pandemia e se impõe o confinamento, Alberdi vê-se impossibilitada de continuar o seu trabalho e é Pauli que assume a tarefa de documentar o quotidiano do casal e a preocupante degradação das capacidades de Augusto.
Augusto, para quem, paradoxalmente, a memória era tão importante, faleceu em Maio de 2023, não muito depois da estreia do filme no festival de Sundance, onde foi reconhecido com o Grande Prémio do Júri. Pelo menos no ecrã, quer o amor e carinho de Paulina, quer as palavras de Augusto perdurarão: “Los que tienen memoria, tienem coraje e son sembradores… como tú”.
25 de Junho, Teatro Miguel Franco, Leiria, 21h30
A Memória Eterna
De Maite Alberdi
La Memória Infinita | 85 min. | Chile, EUA | 2023 | m/12
+ curta-metragem
Donovan
De Louise Monlaü
Donovan | 9 min | México | 2021 | m/12