O caldense João Almeida terminou ontem a Volta a França no 4.º lugar, no ano de estreia da competição, tornando-se o segundo melhor ciclista português de sempre na prova, depois de Joaquim Agostinho.
Natural de A-dos-Francos, em Caldas da Rainha, o atleta ‘segurou’ a quarta posição na classificação geral desde a 12.ª etapa.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já felicitou João Almeida pelo histórico quarto lugar na Volta a França em bicicleta, admitindo que espera mais no futuro do corredor português.
“Felicito com entusiasmo o João Almeida pelo histórico quarto lugar hoje [ontem] alcançado no Tour de France, a prova rainha do ciclismo mundial. Mais um grande resultado de um campeão de quem continuamos a esperar muito no futuro. Parabéns, João Almeida”, escreveu o chefe de Governo, na rede social X.
Na sua estreia no Tour, João Almeida tornou-se no segundo melhor português de sempre na ‘Grande Boucle’, só superado pelos terceiros lugares de Joaquim Agostinho, em 1978 e 1979, há 46 e 45 anos, respetivamente.
Aos 25 anos, Almeida, que já tinha sido terceiro no Giro2023 e quarto no Giro2020 e na Vuelta2022, concluiu a 111.ª edição da Volta a França na quarta posição, a 19.03 minutos do esloveno Tadej Pogacar, companheiro de equipa que venceu o Tour pela terceira vez e para quem trabalhou durante a corrida.