O projecto “Dar voz à idade” está de regresso às ruas de Alqueidão da Serra, com uma exposição de fotografia que mostra “os rostos, as rugas” dos residentes da freguesia com mais de 85 anos.
A mostra, que é inaugurada este sábado, pelas 16 horas, pretende “valorizar e homenagear” os mais velhos e sr um alerta contra o isolamento e a invisibilidade. “Queremos mostrar o quão importantes são e o orgulho que temos neles”, reforça Helena Batista, presidente da associação Alecrim e Salva, promotora da iniciativa.
Este ano, a exposição contará com 82 fotografias, expostas em painéis espalhados pelo centro da aldeia. “Temos 31 fotografias novas que retratam 39 pessoas, incluindo vários casais, que não fizeram parte da primeira exposição, mas que, entretanto, completaram 85 anos e que quiseram participar no projecto”, conta a dirigente.
Tal como em 2022, a produção da exposição esteve a cargo da fotógrafa local Ana Rodrigues.
Formalmente constituída em 2019, a Associação Alecrim e Salva tem realizado campanhas de limpeza e de embelezamento de Alqueidão da Serra, com a recolha de lixo e a caiação de muros e paredes.
A projecção mensal de filmes no Auditório José Catarino é outra das actividades da associação, que, desta forma, pretende promover o “encontro” da população.