Proporcionar aos participantes “tempo de convívio fora do seu contexto habitual de vida” e promover o envelhecimento activo são os objectivos da colónia de férias que a Cáritas Diocesana de Leiria vai promover, destinada a pessoas com mais de 65 anos.
A iniciativa decorrerá de 16 a 21 de Setembro, na casa da Cáritas praia do Pedrógão, podendo as inscrições ser feitas até ao dia 23 de Agosto.
Numa nota de imprensa, a instituição explica que a iniciativa é aberta a pessoas que não se encontrem institucionalizadas e que estejam autónomas. O valor da inscrição “é ajustado em função dos rendimentos” dos candidatos e inclui alojamento e refeições.
O principal objectivo passa por “proporcionar às pessoas idosas tempo de convívio fora do seu contexto habitual de vida” através de actividades de animação socio-cultural, “promovendo assim o envelhecimento activo”, pode ler-se naquela nota de imprensa.
Segundo a instituição, as actividades a realizar irão “fomentar valores como a confiança, a auto-estima, a empatia, o espírito de iniciativa, a criatividade e a participação activa” e proporcionarão também momentos para a partilha de “vivências, memórias e saberes”.
As inscrições podem ser efectuadas na sede da Cáritas, junto ao Seminário de Leiria ou através do site da instituição.