Até agora pároco dos Marrazes, o padre Rui Acácio vai assumir as paróquias de Porto de Mós e de Alqueidão da Serra (no mesmo concelho). Esta é uma das mudanças de sacerdotes anunciada, esta semana, pela Diocese de Leiria-Fátima, também em resultado da reorganização em curso na instituição.
Tambem na paróquia de Barreira e Cortes, no concelho de Leiria, haverá alterações. Sai o padre Bertolino Vieira – que integrará a equipa da nova unidade pastoral de Marrazes, que abrangerá também Azoia, Barosa e Parceiros – e entra André Batista, até agora pároco de Azoia e Barosa.
Já o padre Luís Ferreira irá assumir a função de administrador paroquial de Alcaria, no concelho de Porto de Mós, substituíndo Vítor Mira, que transita também para a unidade pastoral de Marrazes, da qual fará ainda parte José Alves, até agora pároco de Porto de Mós.
Estas mudanças de sacerdotes visam “acudir às necessidades das paróquias” e “têm já em vista a constituição das outras unidades pastorais, que vai prosseguir durante o ano pastoral de 2024/2025”, explica uma nota da Diocese de Leiria-Fátima.
De acordo com informação do gabinete episopal, Luís Inácio João cessa funções como pároco de Parceiros e passa à situação de presbítero emérito.