Um roubo por esticão em Valado de Santa Quitéria, no concelho de Alcobaça, no dia 10 de Junho, foi o mote para os militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha do Comando Territorial da GNR Leiria se porem no encalço dos suspeitos de outros crimes de furto em residências e veículos, e por suspeitas de correlação com outros furtos, ocorridos nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré, Leiria, Marinha Grande e Cantanhede (Coimbra).
Três homens, com idades compreendidas entre os 28 e os 48 anos, foram detidos esta quarta-feira pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas, nos concelhos de Alcobaça e Marinha Grande, anunciou hoje a GNR.
Segundo um comunicado, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais, que culminaram no cumprimento de seis mandados de busca, duas domiciliárias e quatro em veículos, nas localidades de Marinha Grande e Alfeizerão, concelho de Alcobaça.
Além da detenção dos homens, a GNR apreendeu ainda cinco veículos, diversos electrodomésticos e máquinas de bricolage e de apoio agrícola, duas espingardas, uma arma de pesca submarina, uma catana, 12 artigos em ouro e bijuteria diversa, indumentária e ferramentas de arrombamento diversas utilizadas na prossecução da actividade delituosa.
“No decorrer da acção foram ainda verificadas irregularidades urbanísticas, nomeadamente de furto de eletricidade e água, tendo sido possível contar com o apoio da E-Redes e da autarquia local”, esclarece o comunicado.
Os detidos, com antecedentes criminais por furto e tráfico de estupefacientes, serão presentes a primeiro interrogatório judicial hoje, dia 11, no Tribunal Judicial de Leiria, para aplicação das medidas de coacção.
Esta acção contou com o reforço dos militares do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI), do Destacamento de Intervenção (DI) de Leiria, do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Comando Territorial de Leiria e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Leiria.
Os militares contaram ainda com o apoio do Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública (PSP).