O Teatro Chaby Pinheiro, no Sítio da Nazaré, acolhe no próximo sábado, 19 de Outubro, pelas 14:30 horas, o arranque do primeiro Festival Internacional de Artes Visuais da Nazaré.
O programa, que se prolonga até 30 de Novembro, é organizado pela Associação Nazaré Marés de Maio, em parceria com a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, a Liga dos Amigos da Nazaré, a Universidade Sénior da Nazaré e a Casa-Museu do Pescador.
No sábado, está anunciada a inauguração da exposição Nazaré: Passado Com História. Presente Com Futuro, que reúne obras de pintura da autroria de artistas plásticos adultos e de jovens alunos do Agrupamento de Escolas da Nazaré – Escola Amadeu Gaudêncio.
Ainda no mesmo dia, estará em palco a Tuna da Universidade Sénior da Nazaré, seguindo-se uma palestra por Mário José Mendes Bulhões. Serão lidos poemas escritos pela nazarena Maria de Lurdes Coutinho e, para terminar, haverá uma conversa de avós e netos.
Em cada sábado, o primeiro Festival Internacional de Artes Visuais da Nazaré prevê a realização de palestras por historiadores e professores universitários, iniciativas literárias e animação.
Estão, por outro lado, agendadas outras actividades no Dia Nacional do Mar (16 de Novembro) e um workshop de fotografia e observação de aves (9 de Novembro).
A exposição Nazaré: Passado Com História. Presente Com Futuro estará aberta ao público diariamente das 14:30 às 17:30 horas, excepto aos domingos, mas poderá ser visitada, a pedido, num outro horário.