A entrada do município de Leiria no conselho de fundadores da Fundação de Serralves (no Porto) foi aprovada na reunião do executivo de terça-feira, 29 de Outubro.
Os termos do protocolo estabelecem que o município de Leiria se compromete a atribuir, em donativo, à Fundação de Serralves, um total de 100 mil euros, divididos por quatro anos e a iniciar em 2025.
A proposta fica agora sujeita a aprovação pela assembleia municipal de Leiria.
A iniciativa da câmara de Leiria para obter o estatuto de membro fundador da Fundação de Serralves tem como pano de fundo a abertura, em 2025, do Centro de Artes Villa Portela, em Leiria. Uma das contrapartidas que decorrem do protocolo é, justamente, a organização anual de uma exposição de arte contemporânea que integrará obras da colecção de Serralves.
Os termos levados a reunião de vereadores na passada terça-feira, incluem também a formação pedagógica, com apoio de Serralves, de agentes na área da arte contemporânea e a prestação de consultadoria na área da arte contemporânea.
Outro dos benefícios do protocolo são as entradas gratuitas para crianças até aos 12 anos e descontos nas entradas de jovens, estudantes até à licenciatura, bem como aos residentes no concelho de Leiria com idades superiores a 65 anos.