A Escola Tecnológica e Profissional de Sicó deu início esta semana ao projecto Crianças sem Fronteiras, no âmbito da Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES).
O objectivo do projecto é garantir o desenvolvimento de competências em crianças e jovens, com especial enfoque na inclusão de crianças e jovens imigrantes dos concelhos de Ansião, Alvaiázere e Penela, através da criação de um espaço de educação e integração.
Com um financiamento total de 301.246,34 euros, dos quais 80% são provenientes de fundos públicos, o projecto é cofinanciado por investidores sociais no valor de 60.249,27 euros, e será desenvolvido ao longo de três anos, informa uma nota de imprensa.
No decorrer do projecto, a ETP Sicó irá promover actividades que visam o desenvolvimento de competências essenciais para a integração social, cultural e linguística das crianças e jovens participantes.
Entre as acções destacam-se sessões como Línguas em Movimento para o ensino de português e outras línguas, Conhecer Portugal, com conteúdos educativos sobre história e geografia nacionais e Fora da Minha Caixa, que estimula a participação em actividades lúdicas e desportivas.
A ETP Sicó adianta que a execução do projecto está a cargo de uma equipa técnica especializada, constituída por profissionais das áreas de Ciências da Educação, Serviço Social e Animação Sociocultural, assegurando uma implementação rigorosa e eficaz de cada etapa do projecto.
Para garantir o êxito das actividades, a ETP Sicó conta com uma vasta rede de parceiros, entre eles, os agrupamentos de escolas dos concelhos abrangidos.
Como parceiros privilegiados e investidores sociais do projecto destacam-se as juntas de freguesia dos três concelhos e empresas como a Odraude e a Ascendi.
Prevê-se ainda a criação de uma Comissão de Acompanhamento e um Conselho de Parceiros que irão acompanhar o progresso, assegurando que os objectivos de inclusão e combate à exclusão social sejam atingidos e as metas e indicadores sejam cumpridas.
“Com este projecto, a ETP Sicó reafirma-se como uma instituição inclusiva e comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para crianças e jovens de todas as origens, consolidando o seu papel na comunidade”, lê-se no comunicado.
Em 2027, os concelhos de Ansião, Alvaiázere e Penela serão + Amigos dos Imigrantes!