A Propec, empresa sediada na Zona Industrial de Porto de Mós, completou 45 anos de existência com um rebranding que, nas palavras da CEO da empresa, simboliza mais do que uma simples actualização gráfica.
Alexandra Freitas revela uma trajectória “marcada por crescimento, inovação e compromisso”.
A mudança na imagem corporativa, cuja principal característica foi a alteração da designação para Propec deixando a anterior Propecuária Veterinária e Farmacêutica, surge como “um marco simbólico que traduz simultaneamente o passado e o futuro da empresa”, diz a responsável.
“Mais do que um novo nome ou logótipo, é uma celebração de um percurso de sucesso e uma declaração de aposta no futuro.”
Alexandra Freitas adianta que “ao longo destas quatro décadas e meia”, a reputação da Propec foi construída “com base na confiança, proximidade, transparência, responsabilidade, inovação, integridade e paixão”.
Inicialmente a operar no ramo veterinário para animais de produção, a empresa ampliou os seus serviços e, em 2004, passou a actuar no mercado de animais de companhia, área que tem sido explorada progressivamente até aos dias de hoje, “descontinuando, na totalidade, os animais de produção”.
A alteração foi efectuada por Pedro Freitas, fundador da empresa, que, refere a CEO, “através da sua visão estratégica e ambição de crescimento” o levaram a investir na distribuição de produtos veterinários para animais de companhia.
“Esta mudança foi decisiva para transformar a empresa e posicioná-la como líder de mercado no sector veterinário para animais de companhia”, recorda Alexandra Freitas.
O número
90
A pandemia da Covid-19 foi igualmente um marco, desta vez, de resiliência empresarial.
“Perante todas as adversidades da pandemia, havia que focar a empresa no serviço ao cliente”, conta.
O aumento da procura por animais de companhia no confinamento reforçou o papel da empresa e deu “lições valiosas sobre resiliência, inovação e a importância de colocarmos as pessoas e os seus companheiros de quatro patas no centro de tudo o que fazemos”.
Entre os momentos mais relevantes na vida recente da Propec, a responsável aponta, em 2010, ter-se tornado representante exclusiva da Affinity-Petcare em Portugal.
Quatro anos depois, a criação da Wepharm e, em 2016 o lançamento do CRM – Myprovet.
Em 2020, a empresa alcançou o Prémio de Melhor Empresa de Produtos Farmacêuticos e, um ano depois, implementou um sistema de logística sustentável.
Em 2022, alcançou o Prémio de Melhor Empresa com Desempenho no Sector Grossista.
A Propec emprega 90 colaboradores e tem um volume de negócios de 60 milhões de euros.
Entre os novos desafios que se colocam hoje às empresas está a integração de práticas ESG (políticas de Ambiente, Social e de Governança) os quais, na Propec, já estão enraizados na cultura empresarial, com princípios de igualdade de género, eficiência energética, responsabilidade social e formação contínua dos colaboradores.