Há muito tempo que Leiria está habituada a ter atletas espalhados pelos quatro cantos do mundo e o ano de 2024 não foi diferente. Sejam naturais do concelho ou a aproveitar as condições que os clubes e infra-estruturas têm para oferecer, por Leiria reside muito talento desportivo, homenageado durante esta quadra natalícia pela Câmara Municipal.
Por vencer o campeonato nacional, a Taça da Europa e a Taça do Mundo de todo-o-terreno, João Ferreira foi agraciado pelo Município de Leiria por, nas palavras do presidente, Gonçalo Lopes, ser “um prodígio do desporto automóvel nacional”.
Na Praça Rodrigues Lobo, o piloto reconheceu que teve um ano “excepcional” e sentiu o apoio dos leirienses “por todo o mundo”.
A João Ferreira, juntaram-se Ricardo Porém e Nuno Sousa, para assinalar a partida simbólica destes pilotos para o Rally Dakar. Com os veículos que vão levar para a Arábia Saudita como pano de fundo, os pilotos apontaram para a vitória, cientes de que vão competir ao lado de grandes nomes do desporto automóvel.
O já experiente Ricardo Porém leva pela primeira vez ao Dakar Nuno Sousa na navegação, um amigo de infância que vai cumprir “um sonho de criança”.
Na segunda-feira, a Câmara Municipal decidiu também homenagear os sete atletas e técnicos que marcaram presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.
“Sete pessoas de um concelho que participam nos Jogos Olímpicos é um feito notável”, reconheceu Carlos Palheira, vereador com o pelouro do Desporto, ao referir-se a Ana Sofia Costa (boccia), Filipe Gomes (que competiu pelo Malawi na natação, mas reside em Leiria), Eliana Bandeira (lançamento do peso), Irina Rodrigues (lançamento do disco), João Eduardo Marques (membro da equipa técnica da selecção nacional de andebol do Egipto), Phurit Yohuang (atleta da Tailândia, de pentatlo, que esteve oito meses a treinar com o Bairro dos Anjos) e Vanessa Marina (breaking).
Também Gonçalo Lopes deixou uma palavra de apreço aos atletas olímpicos, considerando-os “embaixadores” do concelho. “Qualquer um dos vossos trajectos é notável e merece ser reconhecido”, referiu o edil.
Além de receberem uma insígnia de homenagem, cada atleta levou também para casa a bandeira que, em Agosto, esteve exposta no Largo 5 de Outubro.