Já está em marcha a segunda fase da ‘Rota das Azenhas’, um projecto do Município de Ourém que consiste na criação de um percurso pedestre e ciclável ao longo de linhas de água na zona do Olival. A autarquia aprovou, recentemente, a abertura do concurso público para elaboração do projecto de execução referente a esta fase, a desenvolver entre a Rua Carvalho da Bola e a Fonte da Conceição, numa extensão de sensivelmente quatro quilómetros.
Quando estiver concluída, a “Rota das Azenhas” ligará o parque de merendas do Olival e a Fonte da Conceição, na União de Freguesias de Gondemaria e Olival, o percurso desenvolve-se ao longo das linhas de água existentes.
Segundo uma nota de imprensa do município, o percurso poderá ser usufruído por visitantes a pé ou de bicicleta, “num contacto próximo com a fauna e flora ripícolas, os sistemas hídricos para rega dos campos, as azenhas, os moinhos, quintas e casas senhoriais”. Estas temáticas “darão origem a conteúdos lúdico/pedagógicos expostos em dispositivos de interpretação ao longo de todo o trajecto”, acrescenta a autarquia.
O projecto ‘Rota das Azenhas’ contempla ainda a instalação de peças de mobiliário de exteriores, bancos, papeleiras, suportes de bicicleta, iluminação e sinalética.
“Todos os elementos referidos deverão integrar-se harmoniosamente na paisagem, reforçando a componente pedagógica e de estudo do contexto rural, hídrico e patrimonial envolvente”, assinala aquele comunicado.
Barriga de aluguer e casal julgados em Leiria por tráfico de pessoas e falsificação. o casal, que não estava inscrito como candidato a adopção, pagou ainda à mulher...
Ler mais