As vendas não correram mal para muitos comerciantes da região de Leiria. Bolo-rei, vinho e leitão, alguns dos artigos com mais saída durante a quadra festiva, foram ainda mais requisitados entre este Natal e réveillon do que foram no ano passado.
No Farinha dos Leitões, estabelecimento localizado em Colmeias (Leiria), que se dedica ao comércio de leitão assado, o negócio melhorou este Natal, tendo sido vendidos, entre dia 20 e 26 de Dezembro, cerca de 130 leitões, acima do número comercializado no ano anterior. Durante a passagem de ano, foram vendidos cerca de 100, já que o réveillon é um momento em que mais famílias aproveitam para jantar fora, justifica Ricardo Farinha, responsável pelo estabelecimento.
O número de vendas só não foi maior porque a maior parte dos clientes encomenda os leitões para a mesma hora e não seria possível atender a todos os pedidos ao mesmo tempo, com a quantidade de fornos disponível, aponta o empresário.
Com a maioria de clientes particulares, oriundos de Leiria e de concelhos limítrofes, Ricardo Farinha explica que o maior número de vendas registado este ano se deveu ao facto do Natal e do réveillon terem acontecido a meio da semana. “Quando acontecem ao fim-de -semana, muitos aproveitam para sair de casa e isso tem impacto nas vendas.”
Quanto ao preço, manteve-se a 150 euros cada leitão assado. Apesar da subida nas vendas, o comerciante sublinha que “a classe média está a ficar pobre e já são menos as associações que organizam festas”.
Na cadeia de pastelarias Brisanorte, sediada em Leiria, o final de ano também correu bem, conta Armando Rato. “Trabalhamos mais 20% do que no ano passado. Com algumas empresas, mas sobretudo com clientes particulares. Foi ao balcão que se sentiu maior aumento de vendas”, realça o responsável pela marca. “Bolo-rei, bolo-rainha, bolo escangalhado e bolo-rei de chocolate estiveram no topo das preferências, refere Armando Rato, para quem, o facto das festividades decorrerem a meio da semana também concorreu para o aumento de vendas.
Responsável pela garrafeira Copazio, de Leiria, também Rui Pereira informa que, embora o ano se tenha mantido, de forma global, idêntico ao ano anterior, esta quadra festiva correu melhor do que a de 2023, com vendas a particulares, bares e discotecas. Quanto aos preços, mantiveram -se e foram os vinhos que maior saída tiveram nesta garrafeira, que opera na região Centro.
MB Way cresce 40% face a 2023
Em Dezembro, dados do estudo Observador Cetelem Natal, cedidos ao DN, mostravam as famílias portuguesas mais optimistas com a conjuntura económica em 2024, prevendo alargar o orçamento despendido na quadra festiva. Em média, os portugueses tencionavam gastar 272 euros no período de Natal, um aumento de 27% face a 2023. Este é o valor mais elevado dos últimos três anos.
Recentemente, dados da SIBS Analytics SIBS, citados pela Lusa, indicam que o MB Way se destacou no período natalício, com um crescimento de 43% em compras físicas e de 44% em compras online face ao período homólogo de 2023. Analisando a evolução do consumo, o comércio online manteve a tendência de crescimento, representando 21% em valor e 19% em número do total de compras realizadas entre 1 e 24 de Dezembro, com um aumento de 30% em número e de 36% em valor face ao ano anterior.
Já as compras em loja registaram um aumento de 11% em número e de 10% em valor. Em termos de sectores com maior crescimento no número de compras na época natalícia, face à média mensal de Janeiro a Novembro de 2024, a SIBS destaca: os Brinquedos e Jogos (+69%), Decoração e Casa (+59%), Perfumaria e Cosmética (+46%) e Moda e Acessórios (+39%). Relativamente ao consumo de estrangeiros em Portugal, os dados do SIBS Analytics evidenciam que, durante a época natalícia, o número de compras físicas aumentou 12% em número e 4% em valor face ao mesmo período em 2023. Quanto às compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro diminuíram ligeiramente, com reduções de 2% no número de transacções e de 6% no valor.
A análise feita pela SIBS considera compras em lojas físicas dos cartões portugueses na rede Multibanco e os pagamentos online de cartões portugueses, incluindo os pagamentos com MB Way.