Esta semana levámos para a estrada o Xpeng P7 Performance AWD, um carro com uma potência equivalente a 473 cv, capaz de uma aceleração dos 0-100 km/h, em apenas 4,1 segundos.
A velocidade máxima está limitada electronicamente a 200 km/h.
À frente, o modelo ensaiado conta com um motor de indução e, no eixo traseiro, com um motor síncrono de ímanes permanentes e a travagem está assegurada por poderosos travões ventilados da marca Brembo.
Em termos de autonomia, segundo a medição WLTP, que combina os ciclos urbano e estrada, o Xpeng P7 Performance AWD consegue percorrer com uma carga de bateria 505 quilómetros.
A bateria de 86kWh e 33 células carrega até 80% em cinco horas em carregamento lento e, em carregamento rápido, atinge o mesmo valor em apenas 29 minutos. O tempo necessário para um café.
A bagageira é ampla com um volume considerável de 440 litros e 915, com os bancos rebatidos.
Além de todas estas características mais convencionais, o Xpeng P7 vem recheado de tecnologia, ou não fosse este fabricante considerado, iminentemente, como uma “marca tecnológica”, entre as que sairam da China para conquistar mercados globais.
Dito isto, em estrada, os adjectivos positivos para descrever o comportamento e desempenho deste eléctrico são mais do que muitos.
Para quem coloca a segurança à frente na lista de características importantes na hora de escolher uma viatura, este Xpeng P7 atinge todas as marcas.
Desde os cintos auto-ajustáveis, aos avisos nos dois grandes painéis informativos da proximidade de outros veículos ou obstáculos na ultrapassagem, às correcções de trajectória.
O veículo vem equipado com a última geração do sistema de condução autónoma que deixa outros concorrente mais conhecidos na Idade da Pedra.
O Xpeng é excelente para quem não gosta de estacionar em paralelo, fazendo todo o trabalho difícil e com espaço de sobra.
Interiores de grande qualidade e uma assistente virtual completam a oferta deste construtor com um preço a partir dos 49.990 euros.
O JORNAL DE LEIRIA agradece à Lubricar X, concessionário na região de Leiria da Xpeng, empresa do Grupo Lubrigaz, o convite para o ensaio dinâmico.