O distrito de Leiria terá o “maior efectivo de sempre” no combate aos incêndios este ano. O anúncio foi feito pelo comandante Distrital de Operações de Socorro, Sérgio Gomes, na apresentação do Plano Operacional de Leiria, referente ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais para 2016, em Caldas da Rainha.
Os principais objectivos traçados para este ano são a segurança permanente dos operacionais, minimizar número de baixas, garantir uma área ardida abaixo da meta do Plano Nacional Contra Incêndios e a redução dos reacendimentos.
Na fase Bravo, entre 15 de Maio e 30 de Junho, estarão no terreno um total de 55 equipas, com 364 elementos apoiados por 82 viaturas dos bombeiros, GNR, PSP e Instituto Nacional de Conservação da Natureza (ICNF), este último responsável pela prevenção. O dispositivo especial de combate a incêndio florestal atingirá o seu máximo na fase Charlie (entre 1 de Julho e 30 de Setembro, período de maior risco), atingindo um total de 83 equipas, 509 operacionais e 113 viaturas.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.