As vendas na quadra natalícia estarão a subir entre 10% a 15% este ano, comparativamente ao ano anterior, disse à Lusa o vice-presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.
Em média são cerca de 373 euros gastos com compras de Natal, o valor mais alto registado desde 2010. Contas feitas, os consumos de Natal deverão aumentar mais 24% face ao valor apurado em 2015, de 301 euros.
Também dados recolhidos pelo IPAM – Escola de Marketing permitem ver que: mais do dobro dos inquiridos – 36% – admite gastar mais em compras de Natal este ano, e apenas 16% afirma gastar menos que no ano anterior.
O estudo da Escola de Marketing permitiu ainda apurar que “apenas 34% [dos inquiridos] planeia oferecer prendas a amigos, o mesmo que em 2015”.
No que toca à escolha dos presentes a oferecer, o estudo constata aquilo que já vem sendo tradição: brinquedos (36%) para as crianças; roupa e sapatos (32%) para adolescentes e adultos.
Lusa