Costuma dizer-se que são três as regras do imobiliário: localização, localização e localização. Nos restaurantes a fórmula torna-se mais complexa, de acordo com os caprichos do gosto pessoal e da memória gastronómica, mas quando a sala de refeições está ancorada em plena praia, é meio caminho andado para o sucesso da iniciativa. E são raros os estabelecimentos que oferecem o que o Iceberg Beach oferece, com vista desimpedida para o pôr-do-sol em São Pedro de Moel e esplanada em contacto directo com a maresia.
A funcionar desde Dezembro de 2015 com a actual gerência, o Iceberg Beach é herdeiro da tradição do Café Cristal, onde ganhou fama o bife com sal em cama de alho e azeite. Após décadas de sucesso na Marinha Grande, continua a destacar-se na cozinha de Vítor Edra, mas agora em São Pedro de Moel. E tal como no Café Cristal, a frente de casa está entregue a Paula Edra.
No Iceberg Beach, ali como quem desce a escadaria do parque de estacionamento do complexo de piscinas oceânicas, actualmente encerrado, reinam o arroz de tamboril com camarão e o polvo à lagareiro, entre sugestões de mar e terra.
Quem gosta de peixe na grelha pode contar com robalos e sargos capturados por pescadores locais, que às vezes também apanham corvina, enquanto espécies como o cherne, a garoupa e a dourada, por exemplo, são escolhidas na lota da Nazaré, ali bem perto, explica Paula Edra. Dada a localização privilegiada, o restaurante vive também muito do petisco – a disponibilidade de percebe, amêijoa, camarão, ovas e caracóis é quase garantida, qualquer que seja o dia ou a hora.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.