O grupo empresarial detentor de marfcas como o Continentes está a colaborar no terreno com instituições como a Cruz Vermelha Portuguesa, o Banco Alimentar contra a Fome e a Entrajuda, apoiando com donativos e mobilizando colaboradores para acções de voluntariado.
Em comunicado, Catarina Oliveira Fernandes, directora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa, dá conta que: “face à catástrofe vivida, as marcas e empresas da Sonae uniram-se, cumprindo com a sua missão de apoio social e colaborando no terreno e com as suas instituições parceiras, fornecendo ajuda às populações e equipas técnicas de emergência”.
De modo a responder às necessidades imediatas, as marcas da Sonae avançaram com a doação de bens e alimentos. A Missão Continente, através das lojas Continente, apoiou com bens alimentares necessários aos bombeiros e às populações.
A Well’s doou a diversas corporações de bombeiros material de primeiros socorros, nomeadamente soro fisiológico, compressas e creme para queimaduras. A Worten está a colaborar com a Cruz Vermelha Portuguesa para equipar os alojamentos temporários, com fogões, equipamentos de frio e climatização, entre outros.
Também foi canalizada a verba remanescente angariada no âmbito da campanha Código DáVinte, em 2016.
As marcas Berg Outdoor, Deeply, Zippy, MO e Sport Zone ofereceram mais de 15 mil peças novas de vestuário para bebé, criança, homem e mulher.
E o programa de voluntariado Sonae Activshare, conta já com mais de uma centena de colaboradores mobilizados para iniciativas de apoio em Pedrógão Grande.
Hoje, segunda-feira, um grupo de 50 colaboradores, e amanhã, 80 voluntários de diferentes empresas Sonae, de Lisboa e Porto, estão durante todo o dia nas instalações de apoio à “Loja Social de Pedrógão Grande”, a ajudar na triagem e armazenamento de donativos enviados por todos os portugueses, com o objectivo de facilitar a distribuição dos bens junto das famílias afectadas.
Além deste apoio, aSonae RP irá disponibilizar uma verba para apoiar a reconstrução das casas e a Sonae FS irá associar-se com um donativo monetário através do Cartão Dá Presentes.
A Maxmat irá entregar material de construção para a recuperação de habitações e a Sonae MC, através da marca de utilidades para o lar Kasa, está a reunir artigos necessários para reequipar as habitações e a preparar kits escolares para disponibilizar às crianças no regresso às aulas, com o apoio da Makenotes e das lojas note.
Apelo da Cruz Vermelha Portuguesa
A Cruz Vermelha Portuguesa está a aceitar o donativo de alguns artigos em espécie novos.
– Artigos de higiene (fraldas para crianças e adultos, escova/pasta de dentes, pensos higiénicos, lâminas/espuma de barbear, gel de banho, champô, pentes, escovas)
– Artigos para cozinha (panelas, frigideiras, fervedor, pratos, talheres, travessas, copos, tupperwares, utensílios vários)
– Mantas
– Sacos-cama.