O Município de Pombal vai apoiar a construção do novo lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia com 500 mil euros. O novo equipamento social é um sonho antigo que finalmente deverá ser concretizado.
Segundo o provedor da Misericórdia de Pombal, Joaquim Guardado, o projecto está concluído e aguarda o parecer das entidades oficiais, prevendo-ser o arranque das obras no início de 2018. “O projecto não tem fundos comunitários, pelo que este apoio é bastante importante. É um valor significativo que corresponde a cerca de 25% do investimento total. Agradeço a sensibilidade que o Município teve, pois em Pombal há falta de resposta [para os idosos]. Temos uma enorme lista de espera”, revela Joaquim Guardado, acrescentando que, neste período de férias, o número de inscritos aumentou.
Segundo explicou, os emigrantes constataram as condições em que os pais se encontram e solicitaram um espaço que os acolha. “Temos imensas novas inscrições e a Misericórdia já atingiu o limite da lotação.”
O provedor salienta que em Pombal há apenas duas instituições que recebem idosos que não são privadas.
[LER_MAIS]O novo lar da Santa Casa da Misericórdia rondará os dois milhões de euros de investimento. “Além do dinheiro da Câmara, a Misericórdia irá utilizar alguns fundos próprios das poupanças e recorrer a um empréstimo bancário”, afirma o provedor.
O novo equipamento social vai nascer num terreno doado por um benemérito, com uma área de 8000 metros quadrados, sendo que 2000 metros quadrados serão de construção. “O novo lar fica a cerca de 400 metros do actual, com vista para o IC2. Terá uma zona verde bastante grande para os idosos usufruírem. O projecto irá prestigiar o concelho de Pombal e não só a Misericórdia.”
2
milhões de euros é o valor do investimento do novo lar da Misericórdia de Pombal, que deverá arrancar em 2018.
Sem financiamento, a autarquia vai contribuir com 500 mil euros e o restante valor será assegurado por dinheiros próprios da instituição e por um crédito bancário