Apresentado como o “maior centro comercial" de produtos portugueses em França, o espaço Primland Saint-Maximin vai ser inaugurado oficialmente no próximo dia 23 nesta cidade situada a cerca de 60 quilómetros a norte de Paris.
É o resultado da parceria dos empresários Carlos de Matos e José Gaspar, naturais de Leiria e de Ourém, respectivamente, e vai vender sobretudo produtos nacionais.
O centro comercial, cuja primeira pedra foi colocada em Março de 2016, implicou um investimento de dez milhões de euros e pretende dar mais visibilidade aos produtos portugueses em França.
Abriu as portas na semana passada, com 65 colaboradores, mas deverá empregar 100 pessoas quando o restaurante – uma das várias vertentes do espaço – estiver a funcionar.
“É o maior centro comercial de produtos alimentares portugueses em França ”, explica ao JORNAL DE LEIRIA Carlos de Matos, adiantando que o espaço terá sobretudo artigos nacionais, com “preço e qualidade”, mas também franceses.
“Está vocacionado para os portugueses que vivem em França, mas também para os franceses, que querem experimentar os nossos produtos”.
O empresário reconhece que o centro comercial é resultado de alguma “teimosia”, sem a qual “nada se consegue”. E explica: “os franceses nunca autorizaram mais de 800 metros quadrados para centros comerciais de promotores estrangeiros. As obrigações a cumprir são tantas que é difícil”.
Neste caso, foi possível ver aprovado um espaço com 4800 metros quadrados porque o presidente da Câmara de Saint-Maximin, Serge Macudzinski, “gosta muito de Portugal”.
[LER_MAIS] Os 4800 metros quadrados do Primland Saint-Maximin, inserido na zona comercial de Creil-Saint-Maximin, com 55 hectares de lojas, “um dos maiores da Europa e que existe desde 1979”, serão preenchidos com pelo menos 60% de artigos portugueses, distribuídos entre supermercado, queijaria, talho tradicional, peixaria, padaria, garrafeira e, numa segunda fase, um restaurante, explica Carlos de Matos.
Este empresário, natural de Leiria, vive em França desde 1969 e lidera o grupo imobiliário Saint-Germain. José Gaspar, natural de Ourém, chegou àquele país em 1970 e criou a marca Primland, que tem um supermercado em Romainville, na zona de Paris, e outro em Bruxelas, Bélgica, bem como duas lojas em Livry-Gargan, nos arredores da capital francesa.