Criar uma ciclovia com cerca de 44 quilómetros, que ligue Porto de Mós à Praia da Vieira, passando pela Batalha, Leiria e Monte Real, sempre nas margens dos rios Lis e Lena poderia ser, como acontece com a Ecovia do Dão, uma atracção turística para a região. E a sua concretização pode estar mais próxima do que, à partida se pensaria.
Do lado de Leiria, a ligação entre a nascente e do Lis, na localidade de Fontes (Cortes) a Leiria seria algo que o presidente da Câmara, Raul Castro, gostaria de ver concluído até ao fim do seu mandato. O autarca refere que a cidade do Lis estendeu o desafio da criação de uma via ciclável às vilas e concelhos da Batalha e Porto de Mós, através do vale do Rio Lena. E a resposta foi positiva.
Para o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, seria um “projecto importante para a [LER_MAIS] coesão territorial da região”, e a autarquia está já a trabalhar nele. “A ideia seria começar a via na nascente do Lena, na Ribeira de Cima.”
No âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a Batalha já inscreveu a ideia como projecto de âmbito territorial. A iniciativa terá como nome Ecovia Collipo ao Vale do Lena. “Do projecto, com forte pendor cultural e ambiental, faz parte a construção de uma nova ponte, junto ao açude localizado na Batalha”, diz fonte da Câmara.
"Em Leiria, estamos a terminar o levantamento topográfico para ligar a nascente do Lis a Leiria. O percurso ligará as Fontes a São Romão, uma vez que, do Parque Radical até à zona da Estação, já está feito. Depois, o objectivo será continuar a via até limite do concelho. Depois, caberá à Marinha Grande acabar a ligação até à Praia da Vieira",