Mais perto do rio não há. A localização é realmente rara, daí o nome: Vista. Um novo bistrô e restaurante, em Leiria, com janelas para o Jardim da Vala Real e para o Lis a deslocar-se sob as pontes Hintze Ribeiro, El-Rei D. Dinis e Afonso Zúquete.
Durante o almoço, de segunda a sexta-feira, as sugestões com preço fixo (9,50 euros) incluem couvert, prato principal, bebida e café. Neste primeiros dias já foram opção o lombo de atum fresco com legumes salteados, arroz selvagem e molho Mediterrâneo; o lombo de salmão com beringela gratinada e arroz de tomate seco; o filete de dourada braseada com ratatouille e couscous; o bife com molho três pimentas, batata, salsa e legumes; o lombinho de porco Wellington com batata rosti e salada; e a perna de pato confitada com batata salteadas e legumes assados.
Comida confortável. É ali, no número 5 da Rua Tenente Valadim, que João Caseiro e José Oliveira prometem investir em "cozinha confortável, bem confeccionada e com bons produtos", num ambiente harmonioso, descontraído e acolhedor, que deixa a cidade do lado de fora, como numa cápsula que faz parar os alarmes da agenda. Encerramento ao domingo e noites de segunda-feira.
Ao jantar, o preço médio da refeição pode subir até aos 20 a 25 euros por pessoa, dependendo do itinerário seguido à mesa. Há uma selecção de tapas e petiscos para partilhar que viajam entre o tártaro de atum e o carpaccio de novilho com rúcula e parmesão, a açorda de gambas, os ovos rotos com cogumelos salteados e croutons ou o chévre assado com mel e frutos secos. Suficientes para preencher momentos mais ligeiros.
[LER_MAIS]
Na lista de pratos principais sobressaem o entrecôte de novilho, o naco da alcatra com molho de pimentas, o lombo de atum fresco com legumes salteados e os risottos – de cogumelos a acompanhar o confit de pato e de tomate e manjericão em parceria com filete de peixe galo. Há sugestões vegetarianas e para crianças. Quanto à sobremesa, destacam-se a pavlova com frutos vermelhos, o parfait de chocolate com sorbet de framboesa e a tarte de limão merengada.
Nova geração. João Caseiro e José Oliveira estudaram cozinha na Escola Profissional de Leiria e na Escola de Hotelaria de Lisboa, respectivamente, trabalharam juntos num resort de luxo em Óbidos e partilham afinidades na forma como cozinham, como encaram a gastronomia e como olham para o negócio da restauração. A abertura do Vista é a materialização de um projecto que imaginam há anos. "Quisemos agarrar este espaço, principalmente pelas suas características, pela sua localização", diz João Caseiro. "Foi sempre um desejo aplicar aquilo que eu considero que as pessoas gostam e que eu gosto". Para José Oliveira, que aos 16 anos já servia salas inteiras no restaurante dos pais, e que também gere o Olive, na Nova Leiria, trata-se de alargar a oferta que já existe no centro da cidade, indo ao encontro do que o mercado procura. "A cozinha portuguesa, respeito imenso e gosto muito, mas acho que actualmente existe a necessidade de irmos buscar algumas influências à cozinha francesa ou à cozinha italiana".