Depois do CDS-PP, que em Abril anunciou a escolha de Raquel Abecassis, antiga jornalista e actual autarca na Junta das Avenidas Novas (Lisboa) para liderar, como independente, a lista do partido às eleições legislativas pelo distrito de Leiria, na última semana, foram tornados públicos os nomes de mais duas cabeças-de-lista: Heloísa Apolónia (CDU) e Margarida Balseiro Lopes (PSD).
Além destes, o JORNAL DE LEIRIA apurou que Ricardo Vicente (na foto), ex-membro do Observatório do Pinhal do Rei, vai concorrer pelo BE, enquanto Rui Prudêncio, antigo candidato à Câmara de Mafra, encabeçará a lista pelo PAN.
Jurista e a cumprir o sétimo mandato como deputada à Assembleia da República, Heloísa Apolólia, líder do partido ecologista “Os Verdes”, foi a primeira a apresentar publicamente a candidatura. A sessão teve lugar esta terça-feira, com a CDU a apontar como grande objectivo voltar a eleger um deputado por Leiria, o que já não acontece desde a década de 80 (ver texto ao lado).
Ainda não está oficializada como tal, mas Margarida Balseiro Lopes, actual deputada e presidente da direcção nacional da JSD, é a aposta de Rui Rio para cabeça-de-lista do PSD. A escolha da jovem da Marinha Grande, de 29 anos, insere-se na estratégia de “renovação” definida pela direcção nacional do partido, que, no início da próxima semana, começará a reunir com as distritais para fechar as listas.
Como ponto de partida, a nacional do PSD terá o conjunto de nomes indicados pelas concelhias. No caso de Leiria, essa lista foi elaborada, por ordem alfabética, e tal como o JORNAL DE LEIRIA avançou na última edição, integra nomes como o de Margarida Balseiro Lopes, Álvaro Madureira, [LER_MAIS] Pedro Pimpão, Paulo Inácio, André Loureiro, José António Silva e Feliciano Barreiras Duarte.
Esta última indicação, feita pela concelhia do PSD do Bombarral, não foi consensual, com alguns dos presentes a manifestarem o seu descontentamento. Fonte do partido revela que vários sociais-democratas do distrito discordam que Barreiras Duarte, ex-secretário-geral do PSD que se demitiu na sequência da polémica com as habilitações académicas que colocou no currículo, esteja entre os escolhidos, muito menos, numa posição que o possa eleger representante por Leiria.
Pelo Bloco de Esquerda (BE), o cabeça- de-lista será Ricardo Vicente, engenheiro agrónomo que, há duas semanas, se demitiu do Observatório do Pinhal do Rei, organismo que integrava na qualidade de especialista.
O bloquista, que foi também um dos fundadores do movimento Peniche Livre de Petróleo, irá substituir Heitor de Sousa, que, nas últimas duas eleições legislativas, encabeçou a candidatura do BE por Leiria. O nome do engenheiro será ratificado no próximo sábado, durante a reunião da Mesa Nacional do BE, que irá aprovar as candidaturas do partido.
O escolha do PAN – Pessoas, Animais e Natureza, irá recair em Rui Prudêncio, que nas últimas autárquicas foi candidato à Câmara de Mafra. A número dois da lista será Daniela Sousa, advogada e representante do PAN na Assembleia Municipal de Leiria.
Natural de Armação de Pêra, Rui Prudêncio é licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais. Trabalhou como bibliotecário em várias instituições, entre as quais o Palácio Nacional de Mafra.
No PS, de acordo com o calendário aprovado, a escolha de candidatos só ficará encerrada na última semana de Julho, durante uma reunião da Comissão Política Nacional deste partido, onde serão aprovadas as listas do PS a apresentar em cada um dos círculos eleitorais.