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Chama-se Alice e é o primeiro avião comercial eléctrico. O interior foi criado pela empresa portuguesa Almadesign e produzido pela SETsa, que integra o grupo Iberomoldes.
O aparelho, que tem 12 metros de comprimento e capacidade para 9 passageiros ou até 1130 kg de carga – a DHL já encomendou dez aeronaves que serão utilizadas no transporte de mercadorias -, foi visto em testes de táxi (movimentos na pista) nos últimos dias num aeroporto nos arredores de Washington DC, Estados Unidos, segundo refere a Exame Informática.
A mesma revista adianta que o primeiro voo experimental deste avião, fabricado pela israelita Eviation, deverá ocorrer brevemente, após a conclusão com sucesso dos testes no solo.
Dona de uma longa experiência na engenharia e construção de interiores para protótipos de veículos de transporte (comboios, autocarros, aviões de passageiros e outros), a SETsa “viu o seu trabalho reconhecido” com a participação na construção de todo o interior da cabine (incluindo o cockpit) de uma aeronave 100% eléctrica, “a primeira com estas características a nível mundial”.
O projecto, apresentado na exposição da industria aeronáutica de Le Bourget, que decorreu em Paris, em 2019, “é consequência da longa parceria activa com a Alma Design, que fez o design do interior, que foi produzido integralmente pela nossa empresa SETsa, e entregue ao cliente, Eviation, em Le Bourget, durante o Paris Air Show, tendo sido montado pelas equipas da parceria portuguesa, nas imediações da exposição de Paris”, explicou, na ocasião, ao JORNAL DE LEIRIA Joaquim Menezes, presidente do Grupo Iberomoldes, do qual a SETsa faz parte.
Com um prazo de execução “mais reduzido do que é prática comum neste tipo de trabalho para a indústria aeronáutica, a SETsa aceitou o desafio de desenvolver, em oito meses, a produção do interior da aeronave, utilizando processos de engenharia diversos e produzindo todos os componentes nas mais diversas tecnologias, que integraram o modelo à escala real da mockup”, explica a empresa da Marinha Grande em nota à imprensa.
“Todo este trabalho se destinou à cabine de passageiros e cockpit da aeronave Alice, para nove passageiros e dois tripulantes”. Depois da apresentação pública, a aeronave “despertou o interesse imediato de compradores que firmaram contratos pré-venda de mais de 20 unidades, conforme já divulgado pela empresa Eviation”, adianta Joaquim Menezes.
“Desta parceria [com a Alma Design] e do trabalho em equipa desenvolvido, resultou uma das mais inovadoras aeronaves de passageiros expostas nesta exposição, iniciando-se um novo ciclo na aviação eléctrica no qual a SETsa faz questão de estar presente”, aponta ainda uma nota da empresa.
O Alice deverá estar disponível em três versões: executivo, passageiros e carga. A aeronave utiliza motores eléctricos Magni650, com 640 kW de potência. A autonomia anunciada é de cerca de 800 quilómetros, suficiente para ligar as capitais europeias e operar no mercado dos voos regionais.
O recarregamento das baterias será feito, no tempo habitual em que os aviões estão parados no aeroporto, em escalas.