O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, deteve dois homens de 43 e 45 anos, por pesca ilegal de meixão, na Praia do Salgado, na foz do Rio Alcoa, Famalicão, no concelho de Nazaré, informou hoje a GNR.
No âmbito de uma acção de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detectaram os suspeitos no momento em que pescavam a referida espécie, através do manuseamento de uma arte de pesca denominada por “capinete”.
A intervenção da GNR permitiu a apreensão de duas artes de pesca e de 393 gramas de meixão, que correspondem a mais de 700 espécimes, com um valor estimado de 200 euros no mercado nacional, podendo, no mercado final (países europeus e asiáticos), atingir o valor de mais de 2.700 euros.
Segundo a GNR, a enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efectivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.
O meixão apreendido, por ainda se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural e a arte de pesca devidamente destruída.
Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Nazaré.