O acesso ao Lis Shopping, o novo centro comercial em construção junto à rotunda D. Dinis, em Leiria, será feito com “passagem” pela estação de serviço do empreendimento e através da rotunda D. Dinis, que passará a ter uma nova saída, “paralela” ao acesso para a A19.
Em resposta ao pedido de esclarecimento do JORNAL DE LEIRIA, a Câmara admite, contudo, que essa solução deverá ser provisória, uma vez que a Autarquia “se encontra a estudar uma intervenção no local, com o objectivo de minimizar o impacto no trânsito e melhorar a circulação rodoviária”.
Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, na próxima semana irá à reunião de executivo uma proposta de intervenção na zona, que contempla a construção de, pelo menos, uma nova rotunda, entre o posto de combustível da Galp e a rotunda D. Dinis, que passará a ter apenas duas faixas de rodagem. Estará também prevista a criação de um corredor Bus e de uma zona de ‘kiss & rive’ junto à Escola D. Dinis, para os pais que vão levar e buscar as crianças, e a ligação da ciclovia da Avenida da Comunidade Europeia e da ESTG.
O objectivo da intervenção é minimizar os constrangimentos de tráfego naquela zona, que serão agravados, no curto prazo, com a entrada em funcionamento do Lis Shopping, cuja data de abertura ainda não é conhecida, e posteriormente com a construção do Hospital da CUF e da Quinta da Malta, com quase 500 fogos, a edificar junto à A19.
Construído nas antigas instalações da Auto-Leiria, o Lis Shopping vai ter, entre outros espaços, um supermercado Pingo Doce, um ginásio FitnessHut, um centro Norauto especializado na reparação e manutenção automóvel, um posto de abastecimento Prio, uma loja da Rádio Popular, a Opticalia, uma farmácia e uma tabacaria Americana. Fora do edifício principal haverá um restaurante McDonald’s, que vai disponibilizar os serviços McCafé e McDrive.