Se o leitor é um orgulhoso leiriense e apreciador de ciclismo, então, na próxima temporada terá de torcer pela… União Desportiva Oliveirense (UDO).
É que o clube de Oliveira de Azeméis apresenta nos seus quadros não um, nem dois, mas três dos mais promissores ciclistas da região, todos eles internacionais portugueses.
Coloquemos João Almeida, de Caldas da Rainha, de fora deste cálculo. Apesar de ter 21 anos, é já uma certeza, tendo sido contratado no defeso pela Deceuninck-Quick Step, a equipa líder ranking mundial. Sobram três, todos eles do concelho de Leiria, todos eles sub-23.
Comecemos pelo mais velho. Pedro José Lopes é de Monte Redondo. Tem 21 anos e vai para a terceira temporada ao serviço da equipa. Em 2019, foi o corredor mais jovem a terminar a Volta a Portugal em Bicicleta, ficando em 55.º lugar e tendo sido quarto entre os jovens.
[LER_MAIS]Foi campeão nacional de contra-relógio em cadetes e ganhou a Taça de Portugal de juniores.
Guilherme Mota, de 20 anos, vai para a segunda temporada com as cores da UDO. O corredor da Caranguejeira, que se iniciou no BTT e teve a carreira recheada de sucessos nos trilhos e na estrada, é especialista no contra-relógio, disciplina em que foi campeão nacional júnior em 2018 e medalha de bronze sub-23 em 2019.
A novidade é André Domingues, ele que sobe este ano ao escalão sub-23 e será o mais jovem elemento da equipa. Especialista em alta montanha, com 47 quilos e 1,63 metros, o corredor venceu na temporada transacta a Volta a Portugal de Juniores ao serviço da Escola de Ciclismo Bruno Neves.
Estarem na mesma equipa, garantem, pode ser uma mais-valia para todos. “Antes de mais, é um orgulho que os dois corram comigo no próximo ano, uma vez que desde bastante novos treinávamos juntos e convivíamos. Ainda por cima, desde cedo houve uma grande amizade tanto com um como com o outro”, atira Guilherme Mota.
Considera haver “enormes vantagens” nesta comunhão. “Passa por podermos estar juntos bastantes vezes a treinar, o que dá sempre uma motivação extra.”
Pedro Lopes concorda. “Podemos ajudar-nos uns aos outros, visto que teremos mais tempo de convivência e de treino.”