A Junta da Bajouca, freguesia do concelho de Leiria, promove, este domingo, dia 26, uma marcha contra a prospecção de gás.
A manifestação tem início marcado para as 14:30 horas, nas imediações da sede da Junta, prevendo-se que o percurso da marcha passe junto ao local onde a empresa Australis pretende efectuar os trabalhos de prospecção, na aldeia de Bouça de Cá.
Em comunicado, a Junta explica que a iniciativa pretende, “uma vez mais”, manifestar a oposição “clara e determinada da população e das forças vivas da região” à realização de actividades de prospecção ou exploração de hidrocarbonetos na freguesia.
A Autarquia apela, por isso, à participação não apenas da população da Bajouca, mas também das localidades vizinhas, porque, alega, esta é “uma ameaça que não está circunscrita ao seu território, mas que é muito mais abrangente”.
Esta acção faz parte de um conjunto de iniciativas que a Junta Bajouca está a promover no sentido de lutar contra a prospecção e exploração de gás na freguesia, onde se inclui um abaixo-assinado e uma campanha de colocação de lonas junto às habitações com inscrições de apoio a esta causa, com o mote Amo a Bajouca – Sou contra a exploração de gás natural.
[pub-by-id pubid=’212′ f=’video’]
“Temos de mostrar de uma forma inequívoca que estamos unidos nesta causa. Por isso, a participação de todos é fundamental”, defende o presidente da Junta.
Pedro Pedrosa desafia ainda os participantes na marcha a irem munidos de cartazes com frases que expressem por que razão não querem esta actividade na Bajouca.