Chama-se Casa das Janelas Verdes a Unidade de Respostas Alternativas que inaugura hoje, em Alpedriz, no concelho de Alcobaça, e que promete melhorar a vida do público mais idoso, de forma integrada, com iniciativas que agem sobre a mente e sobre o corpo.
Ana Rita Ferreira, directora técnica da Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz (ABESRA) , explica ao JORNAL DE LEIRIA que esta associação já há algum tempo vem prestando serviços de apoio domiciliário, destinados ao público mais velho. Os serviços são muito diversificados e incluem desde a simples visita nocturna, de conversa ao final do dia, com o idoso mais solitário, até aos serviços de musicoterapia, ludoterapia, de enfermagem de reabilitação, terapia craniana e visceral.
Sucede que a associação candidatou, com sucesso, o projecto Mais Alternativas Sénior, um projecto no âmbito do envelhecimento e qualidade de vida, ao apoio do Portugal Inovação Social e, com a ajuda da Câmara Municipal de Alcobaça, inaugura hoje, nas imediações da sede da ABESRA, esta Unidade de Respostas Alternativas, onde pode continuar a dinamizar estes diferentes serviços, que já prestava ao domicílio, e alguns serviços novos.
A associação tem agora a possibilidade de dinamizar estas terapias quer de forma individual, quer de forma colectiva. E a yoga será uma das novas actividades a arrancar [LER_MAIS]com a inauguração da unidade. Numa primeira fase, adianta Ana Rita Ferreira, coordenadora do projecto, estas iniciativas irão envolver dez utentes. A estes utentes irão depois somar-se mais dois grupos de dez, ou seja, totalizando um conjunto de 30 utentes. A ideia é que o projecto possa ser devidamente monitorizado, nota a coordenadora.
Uma vez que, enquanto projecto-piloto, importa perceber que resultados é capaz de alcançar uma abordagem abrangente, que inclui aspectos físicos, sensoriais, biológicos, de equilibro, entre muitos outros, observa Ana Rita Ferreira.