Os clientes do BCP e do Santander Totta vão ter de usar máscara quando se deslocaram aos balcões destes bancos. A medida, anunciada hoje pelas duas instituições, entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 27 de Abril.
Em comunicado, o Santander Portugal explica que a medida segue as determinações da Direcção-Geral da Saúde, que passou a recomendar o uso de máscaras em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas, “como medida de protecção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória”.
Naquela nota, o Santander Portugal adianta ainda que, “em benefício de clientes e de colaboradores, o banco tem vindo a reforçar as medidas de limpeza e de higiene profilática no interior dos balcões”.
A instituição irá também manter as medidas de acesso condicionado a esses espaços. Este, se for absolutamente necessário, deve continuar a processar-se “com a maior tranquilidade possível”, devendo ser “privilegiados para a generalidade das operações os meios digitais ao dispor de todos (Netbanco, App)”, de forma a, evitar “contactos e aglomerações de público desnecessários”.
Também o BCP anunciou hoje a exigência de uso de máscaras aos seus clientes no interior dos balcões, uma decisão que surge após “indicações da Organização Mundial de Saúde, já oficialmente adoptadas e veiculadas como orientação generalizada pelas autoridades nacionais”.
“Requerer o uso de máscara é uma atitude de responsabilidade social das empresas que permanecem com atendimento ao público”, defende a instituição bancária.
Em comunicado o BCP refere ainda que já instalou barreiras protectoras de acrílico nos locais de atendimento e que apenas é permitido que no interior de cada agência estejam “os clientes que podem ser atendidos, a cada momento, pelos trabalhadores que estejam disponíveis”.