O Banco Alimentar (BA) Contra a Fome Leiria-Fátima e a Cáritas Diocesana de Leiria apelam à generosidade da sociedade, para que possam contribuir com diversos bens para apoiar famílias carenciadas nesta fase da pandemia de Covid-19.
Estas duas instituições uniram esforços para fazer com que os bens alimentares possam chegar a quem mais necessita.
“Estamos a fazer cabazes, com os bens cedidos pelo BA, que estamos a entregar às famílias identificadas como necessitadas”, explica José Marques, presidente da Cáritas Diocesana de Leiria.
Este responsável afirma que a Covid- 19 trouxe novos carenciados, nomeadamente, pessoas que estavam empregadas e ficaram sem rendimentos, que acrescem às famílias mais pobres e vulneráveis.
José Marques revela que o número de pedidos de ajuda aumentou nesta fase da pandemia e os donativos diminuíram, uma vez que não foi realizado o peditório de rua ou os ofertórios de missas na Semana Nacional da Cáritas.
Nesse sentido, o presidente da Cáritas pede ajuda para a doação de bens alimentares e produtos de higiene pessoal, que podem ser entregues na sede da Cáritas, ou donativos por transferência bancária 50 0035 0393 00019702432 93.
Adelino Simões, presidente do BA Leiria-Fátima, revela que recebeu cerca de 300 pedidos, apenas das pessoas que ficaram em dificuldades perante a pandemia. “São pessoas que nunca pensaram ter de recorrer a ajuda.”
Sem a habitual campanha de recolha de alimentos, que se realiza em Maio, o BA apela às pessoas para contribuírem de outras formas. “Quem habitualmente entregava o saco nas lojas, pode entregar os bens no armazém. É certo que terão de se deslocar ao local, mas é uma forma de nos ajudar”, salienta Adelino Simões.
Nesta fase, foram disponibilizadas outras formas de ajuda, nomeadamente a rede de emergência alimentar, criada ao nível da Federação e Entrajuda. Trata-se de uma plataforma de apelo a donativos financeiros convertíveis em alimentos e oferta de alimentos.
Também permite registar os pedidos de ajuda.
Está ainda em vigor a campanha Ajuda-Vale, www.alimentestaideia.pt e a emergência alimentar, uma iniciativa da RTP, das operadoras telefónicas, do BPI e Fundação La Caixa, cujos fundos angariados são convertíveis em alimentos.
Este responsável reconhece a contribuição dada pelos grupos Jerónimo Martins e Sonae através de donativos de bens essenciais.