Promover a mobilidade eléctrica é o objectivo de um protocolo que a Prio acaba de assinar com o Politécnico de Leiria. Na prática, o acordo permitirá criar um laboratório na área da mobilidade eléctrica- designado por PRIO Lab -, que ficará instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Para tal, a empresa, produtora de biocombustíveis e distribuidora de combustíveis convencionais, doou “pack’s de baterias de tracção de várias marcas e modelos, carregador semi-rápido AC, contadores inteligentes e outros instrumentos de apoio diverso”, refere uma nota de imprensa.
Nesse comunicado, a Prio sublinha que a parceria “não fica por aqui” e que o protocolo prevê que a Prio abra “a porta do seu conhecimento no terreno através de acções de formação para a comunidade estudantil e possibilidades de estágio na empresa.
Por ano, a Prio – que celebrou protocolos semelhantes com mais três politécnicos portugueses -, espera vir a formar “cerca de 450 alunos”. O objectivo “é apostar no contacto próximo dos estudantes com as tecnologias da mobilidade eléctrica, dotando-os das competências necessárias para que possam contribuir para a optimização desses produtos e serviços, fomentando a inovação e unindo forças entre as instituições de ensino e a indústria”.
Segundo aquela nota de imprensa, estes protocolos fazem parte de um investimento de 11,5 milhões de euros que a PRIO irá fazer, até 2025, em mobilidade eléctrica.