Pombal vai avançar com a criação de uma rede pedonal e ciclável no centro urbano da cidade, inserido no Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da cidade de Pombal.
A intervenção irá desenvolver-se no interior de uma área de mais de 18 quilómetros quadrados, interligando os principais pontos de interesse e equipamentos no centro urbano da cidade e a rede ciclável já existente no corredor ribeirinho do Arunca, urbanização das Cegonhas e Avenida Europa (ex-EN237).
“O projecto assenta na estratégia do município quanto à política de redução das emissões de carbono, promovendo a utilização dos modos suaves e em especial o uso da bicicleta em detrimento do transporte motorizado.
O desenvolvimento deste projecto-piloto visa testar a aposta nos modos suaves para a cidade de Pombal e funcionar como pontapé de saída e aferir resultados para, no futuro, se apostar de modo mais forte numa rede pedonal e ciclável mais extensa e com maior expressão.
Assim, é proposta a oferta de uma rede pedonal e ciclável apelativa, funcional e segura, que rápida e facilmente proporcione a sua deslocação aos principais pontos de interesse da cidade e, cumulativamente, livre de barreiras arquitetónicas que condicionem o movimento de peões e ciclistas”, refere a autarquia em comunicado.
A apresentação pública da rede acontece na segunda-feira, dia 22 de Junho, pelas 19 horas, nos Claustros do Edifício dos Paços do Concelho, em Pombal.