A xGeeks, empresa do universo do grupo alemão KIGroup, está a desenvolver soluções de alta tecnologia para os donos dos maiores shoppings do Médio Oriente, para a DHL, para o grupo Daimler, dono da Mercedes, e até para a própria Mercedes.
Para a Daimler, por exemplo, a firma sediada no edifício da antiga Moagem, em Leiria, está a resolver problemas de engenharia. “Estamos a criar a nuvem deles, com outras empresas do grupo alemão.
É uma solução chamada CloudMobility. Quando se atinge um certo tamanho, compensa ter as suas próprias soluções de cloud, para fornecer informação partilhada e de acordo com as necessidades do grupo empresarial”, explica Romeu Paz, que, em conjunto com Miguel Loureiro, abriu a xGeeks em Dezembro de 2018.
À DHL, a empresa dá suporte ao marketplace, um trabalho em linha com a sua principal vocação; apoiar a empresa na tarefa de organizar as expedições de encomendas e na participação nos leilões de encomendas.
xGeeks está a recrutar
Neste momento, a xGeeks é cada vez mais solicitada por clientes, um crescimento que, mesmo durante o recente confinamento devido à Covid-19, nunca parou.
Aliás, durante esse período, a empresa, que actualmente emprega 37 pessoas, teve de contratar mais colaboradores, num modelo de funcionamento assente no teletrabalho.
Em Maio, empregava 28 pessoas e as contratações ainda não estão concluídas. “Trabalhamos maioritariamente com a Alemanha e lá as empresas aproveitaram para dar um salto tecnológico e necessitam de soluções informáticas.”
A procura por novos talentos está em aberto (http://xgeeks.io/) e a xGeeks está à procura de mais 20 pessoas para cargos de software engineer, especialistas em dados (data engineer).
O número ainda não está fechado e poderá implicar contratar até um total de 40 pessoas.
A xGeeks trabalha ainda com o Lanxess, grupo alemão do sector petroquímico, também no marketplace, auxiliando-o não apenas com suporte, mas [LER_MAIS]também no apoio nos mecanismos de negociação de produtos químicos, promovendo a busca e identificação de fornecedores com melhor custo-benefício, nas proximidades das unidades de produção, permitindo, por exemplo, valores logísticos inferiores.
Esta capacidade de trabalhar em ambiente de marketplace permitiu à empresa de Leiria fechar um contrato com um grupo empresarial do Dubai, dono de praticamente todos os grandes shopping centres, do Dubai à Turquia.
O objectivo é criar um shopping virtual para operar no Kuwait e no Dubai. Será voltado para a moda feminina e cosmética, com o intento de acolher um maior conjunto de marcas e produtos, no futuro.
“Vai competir directamente com a Farfetch e a Amazon naquela região”, avança Romeu Paz. Nos próximos meses, a xGeeks irá concluir um processo de fusão com a KI Labs, equipa de engenharia do KI Group, que funciona a partir de Munique, na Alemanha, em estreita ligação com a cidade do Lis.
Até ao final do ano, os responsáveis pela empresa de Leiria acreditam que o número de colaboradores irá chegar às seis dezenas, distribuídos por teletrabalho e a trabalhar nas instalações de Leiria, que os responsáveis dizer começar a ser pequenas.