Dinamizar e apoiar o comércio tradicional é o objectivo da iniciativa Cabaz de Natal Solidário, que está a ser promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Leiria.
Através desta acção, a instituição desafia as empresas a substituírem o habitual jantar ou cabaz de Natal pela oferta de vales aos seus trabalhadores, para que estes os utilizem depois no comércio local.
Os vales, no valor de cinco e dez euros, são emitidos pela Misericórdia. A empresa “adquire-os e distribui-os da forma que entender pelos seus colaboradores ou outros”. Por seu lado, a loja aderente onde o vale for descontado compromete-se a entregar 5% do valor como donativo à Misericórdia.
“Desta forma damos a possibilidade do colaborador optar, por exemplo, por tomar uma refeição em família num restaurante da cidade, adquirir um bolo-rei, uns sapatos, uma camisola, ou mesmo um chocolate ou nozes”, refere o provedor, Carlos Poço.
Citado numa nota de imprensa da instituição, o dirigente sublinha que, desta forma, se está “simultaneamente a promover o comércio local e a deixar o colaborador escolher o que mais quer”.
De acordo com aquela nota, a iniciativa tem associada cerca de meia centena de lojas do comércio local, aderentes ao projecto que conta com o apoio logístico da associação de comerciantes ACILIS e da Câmara de Leiria. A expectativa da Misericórdia é que esta seja iniciativa “muito impactante na dinamização do comércio”.
Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas através de (natal@misericordiadeleiria.pt) ou do número de telefone 244 106 202.