O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Caldas da Rainha deteve na passada quinta-feira, dia 18, duas mulheres de 58 e 85 anos por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de armas.
Foram ainda desmanteladas cinco estufas de cannabis com ligação ilegal à rede eléctrica, na localidade de Casal Pardo, concelho de Alcobaça.
No âmbito desta investigação, que decorria desde Novembro do ano passado, os militares da GNR realizaram duas buscas domiciliárias e uma em veículo, culminando na apreensão de 300 doses de cannabis, 13 plantas de cannabis, 12 cartuchos, 3 caçadeiras, uma arma de paintball, material eléctrico e equipamento de apoio à produção e secagem, além de material de embalagem e corte de cannabis.
As armas de não tinham registo nem qualquer tipo de documentação válida.
Ainda no decorrer da acção, foi elaborado um auto de contra-ordenação por posse ilegal de peças ornamentais por falta de certificado CITES (convenção sobre o comércio internacional de espécies da fauna e da flora selvagem ameaçadas de extinção).
Punível com uma coima que pode ascender a 100 mil euros, foi remetida para o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Foram apreendidas duas tartarugas de escamas (Eretmochelys imbricata) embalsamadas, uma peça de coral (Acropolidae) de dois quilos e 33 peças de marfim de elefante-africano (Loxodonta africana).