Valorizar a água como bem essencial é o principal objectivo da iniciativa H2Off – Hora da Água, promovida amanhã, segunda-feira, pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).
Dinamizada a propósito do Dia Mundial da Água, a iniciativa faz um apelo aos cidadãos: fechar, nem que seja por uma hora, as torneiras, “para celebrar a água enquanto bem valioso e tomar consciência da sua importância nas nossas vidas”.
O desafio é para que às 22 horas – designada pela campanha a ‘hora da água’ – se fechem as torneiras durante 60 minutos.
A organização da iniciativa explica, no seu sítio da internet, que a campanha “visa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e actuante sobre o uso correto e eficiente da água”.
Na promoção da iniciativa, a APDA recorda as palavras de António Guterres, secretário-geral da ONU, proferidas no ano passado, nas comemorações do Dia Mundial da Água: “Se o mundo não actuar com urgência, entre 3,5 e 4,4 mil milhões de pessoas viverão em 2050 com acesso limitado à água”.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria, o Município de Leiria e a Águas do Centro Litoral são algumas das entidades da região que se associação à campanha H2off – Hora da Água, através da sua divulgação.