O processo de certificação nacional da Renda de Bilros, que tem por objectivo o reconhecimento e protecção desta forma de artesanato, obteve o Registo de Indicação Geográfica, anunciou hoje o Município de Peniche.
O Registo de Indicação Geográfica nº 611 é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial e, já aprovado em Diário da República, “eleva a Renda de Bilros de Peniche enquanto prática cultural arraigada à matriz identitária do concelho” e “irá contribuir para a manutenção e preservação das técnicas ancestrais autênticas associadas à feitura da Renda de Peniche”, refere o Município, em comunicado.
No documento, lê-se que a Renda de Bilros é um “símbolo maior do artesanato local, enquanto arte de elevado valor cultural e social, circunscrita apenas ao território concelhio”.
Outro objectivo da Indicação Geográfica é combater a contrafacção e garantir a qualidade das peças colocadas no mercado, de modo a despertar confiança nos consumidores quanto à autenticidade e qualidade dos produtos, o que, acredita a autarquia, irá resultar em valor acrescido para todas as artesãs de Peniche.