O parlamento recomendou ao Governo a execução, com “urgência”, do troço do IC8 entre Pombal e Avelar (Ansião), com a inclusão de um nó de acesso desnivelado ao Parque Empresarial do Camporês.
A recomendação da Assembleia da República, incluída no texto final apresentado pela Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, tem por base, dois projectos de resolução apresentados pelo PSD e pelo CDS-PP, ambos sobre a mesma empreitada.
Os deputados votaram, na terça-feira, o texto final da Comissão que foi aprovado, por unanimidade.
Baseada nos dois projectos de resolução do PSD e do CDS-PP, a Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação recomenda ao Governo “que execute com urgência o troço do IC8 entre Pombal e Avelar (Ansião) com a inclusão de um nó de acesso desnivelado no Parque Empresarial do Camporês e proceda à cabimentação dos recursos financeiros”.
O Parque Empresarial do Camporês situa-se na freguesia de Chão de Couce, no concelho de Ansião.
Uma das vias estruturantes da região do Pinhal Interior, o itinerário complementar 8 (IC8) faz a ligação entre a A17 (Aveiro-Figueira da Foz-Leiria), em Outeiro do Louriçal (Pombal), e a A23 (Guarda-Torres Novas), perto de Vila Velha do Ródão, no distrito de Castelo Branco.
O troço do IC8 entre Pombal e Avelar (Ansião), no distrito de Leiria, tem uma extensão de cerca de 27 quilómetros.