Continuam a ser diagnosticados casos de gripe no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que pede aos doentes com sintomas ligeiros que não vão às urgências.
“No âmbito de um possível surto de gripe”, o Centro Hospitalar de Leiria acaba de informar, em comunicado, que “continuam a recorrer ao Serviço de Urgência Geral [do Hospital de Santo André] jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, com sintomas de febre, tosse, dores musculares e sintomas respiratórios”. A nota indica que “continuam a ser diagnosticados casos de gripe”, mas que “nenhum dos utentes ficou internado”.
“Adverte-se ainda a comunidade para não recorrer aos Serviços de Urgência por sintomas ligeiros de gripe e apela-se à vigilância de possíveis sintomas graves”, sublinha o CHL.
“Tendo em conta a elevada taxa de transmissibilidade da gripe”, o centro hospitalar recomenda “o uso de máscara e as adequadas medidas de higienização.
Desde o dia 3 de Março, o CHL já diagnosticou “63 casos de influenza A e 15 casos de Covid-19” cujos “sintomas não apresentam sinais de gravidade”.
De acordo com a informação enviada às redacções, ontem “acorreram à Urgência Pediátrica cerca de 60 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, com sintomas de gripe” e ” apenas um jovem ficou internado”.
“O CHL está em plena articulação com a Saúde Pública de Leiria e a Administração Regional de Saúde do Centro na investigação epidemiológica a um possível surto de gripe, que se encontra a decorrer”, acrescenta o comunicado.
Até ontem, ao final do dia, já tinham sido atendidos mais de 230 jovens nas urgências de Leiria e o surto já ultrapassava os 60 casos.