Novas unidades clínicas e renovados serviços de saúde foram recentemente apresentados pela Sanfil Medicina em Leiria e Alcobaça, cidades onde inaugurou novas unidades de hemodiálise.
Na ocasião, foi anunciada a construção de um novo edifício no Centro Hospitalar de São Francisco (CHSF), em Leiria, onde será instalado um “moderno bloco operatório”, com capacidade para três salas cirúrgicas.
Em Leiria, o novo espaço de fisioterapia inaugurado reforça a capacidade de prestação de cuidados nesta área, que agora tem 30 boxes, gabinetes de tratamentos diferenciados, consultórios médicos, quatro ginásios e piscina.
“A forte aposta neste serviço justifica-se pela confiança dos utentes ao longo das várias décadas de existência do São Francisco, que começou precisamente como um ginásio de fisioterapia, agora ampliado e com reforço de tecnologia”.
A nova Clínica de Hemodiálise, com capacidade para 30 utentes, será gerida pela Nefrovida, sociedade do Grupo Sanfil, e abrirá logo que esteja concluído o processo em curso de obtenção das autorizações necessárias junto das entidades da saúde.
Como referiram na cerimónia os responsáveis da Sanfil, as instalações inauguradas “são a face visível” de um projecto global, iniciado em 2020, que levará à transformação do actual Centro Hospitalar de São Francisco em Hospital de São Francisco, com a reestruturação integral das actuais instalações.
O Conselho de Administração aproveitou para anunciar a continuidade do projecto através da intervenção, já iniciada, no piso um da Ala Nascente, criando novos e melhorados espaços de serviço para a sinistralidade, atendimento permanente, hospital de dia e consultas de especialidade.
O projecto terá o seu término com a construção de um novo edifício – Ala Norte – onde será instalado um moderno bloco operatório, com capacidade para três salas cirúrgicas, dotadas da mais recente tecnologia clínica e servidas por um novo serviço de internamento com 42 camas.
Em Alcobaça, foi inaugurada a Clínica de São Francisco, ampliando as consultas de especialidade, de tratamentos e de meios complementares de diagnóstico.
“Duplica a generalidade dos serviços da antiga”, aponta a Sanfil, que fala no reforço do corpo clínico e no alargamento do leque de consultas das várias especialidade.
O espaço conta ainda com 12 boxes de fisioterapia, dois gabinetes de tratamentos diferenciados de saúde, ginásio, dois consultórios de medicina dentária, serviço de cardiologia, com prova de esforço, ECG, ecocardiograma, serviço de radiologia, serviço de gastroenterologia e outros.
O projecto representa uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, com quem a Sanfim Medicina celebrou um protocolo que, entre outros aspectos, atribui condições especiais no acesso aos cuidados de saúde dos Irmãos da Santa Casa, trabalhadores e familiares.
Foi ainda apresentada a nova unidade de hemodiálise, cuja abertura está prevista para breve, “pois apenas se aguarda a conclusão das formalidades legais exigidas para serviços desta natureza”.