Até agora secretária de Estado dos Recursos Humanos e ex-Combatentes, Catarina Sarmento e Castro será a nova ministra da Justiça, substituindo Francisca Van Dunem. O seu nome consta na lista de ministros divulgado ao final da tarde.
Nascida em Coimbra, mas com ligações à Marinha Grande, onde cresceu e estudou, a nova ministra da Justiça é doutorada, mestre e licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e docente na mesma escola desde 1994, actualmente como professora auxiliar.
Foi membro do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República e membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais. Desempenhou funções de juíza do Tribunal Constitucional e de vogal da Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Catarina Sarmento e Castro tem 51 anos e é filha do ex-deputado Osvaldo Castro, já falecido, que durante mais de uma década foi presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais no Parlamento.
Nas últimas eleições legislativas, foi a terceira deputada eleita pelo PS pelo círculo de Leiria. Com a inclusão de Catarina Sarmento e Castro no Governo, Jorge Gabriel, do Bombarral, que ocupava o sexto lugar na lista por Leiria, assumirá o cargo de deputado