A implementação de novas áreas assistenciais, como radioncologia e neurorradiologia, e de um programa de cirurgia robótica, a criação de uma unidade de reabilitação psiquiátrica e a expansão das consultas externas estão entre projectos que o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) pretende concretizar até 2025.
O plano de investimentos da instituição para 2022-2024 contempla um montante global de 37 milhões de euros (ME), parte dos quais a executar com recursos a fundos comunitários, avança o Conselho de Administração ao JORNAL DE LEIRIA.
Sublinhando que “todos os projectos” identificados no seu plano de investimento para os próximos três anos “são prioritários”, a administração do CHL destaca algumas das intervenções previstas, como a reabilitação “estrutural” do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, já com financiamento assegurado e a iniciar em breve, bem como a criação de uma unidade de internamento de convalescença.
O CHL está também a projectar a alteração do Serviço de Urgência para disponibilizar uma área respiratória, a reconversão da zona da lavandaria para a instalação do serviço de Nefrologia e a criação de uma nova unidade de cirurgia de ambulatório.
A concretização deste último projecto tem um custo estimado em 6,1 ME, o que representa o maior investimento previsto pela instituição no próximo triénio Para a criação de novas valências, onde se inclui a radioncologia e a neurorradiologia, o CHL tem inscritos no seu plano 2,5 ME, enquanto a implementação de um projecto de cirurgia robótica deverá representar um investimento na ordem de 1,5 ME.
No plano constam ainda duas novas unidades (ambulatório de Gastrenterologia e intermédia de cirurgia) e a substituição do angiógrafo do Serviço de Cardiologia