Lumino, um bardo talentoso do antigo reino de Leyriath, e Delfim, um golfinho mitológico, assumem o papel de protagonistas no enredo que atravessa o quinto álbum do TWB Ensemble. O novo disco apresenta música antiga da península ibérica (maioritariamente renascentista e do período pré-barroco) e uma narração inspirada em lendas de Leiria.
Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira são os elementos fundadores do TWB Ensemble e colaboram, em estúdio e ao vivo, com percussionistas e, ocasionalmente, com cantores e grupos corais. Para expressarem sonoridades com cerca de 500 anos recorrem a instrumentos da época: a vihuela (um instrumento de cordas dedilhadas, entre a guitarra e o alaúde) e o vielle (outro instrumento de cordas, mas tocado com arco).
“Foram construídos por um construtor de Caldas da Rainha, o Orlando Trindade, um luthier especializado, é uma referência a nível internacional”, explicam ao JORNAL DE LEIRIA.
O novo álbum, editado a 2 de Abril, tem o título Leyriath, The Song of Lumino: Vihuela Works by L.Narvaez and A.Mudarra e baseia-se em obras escritas por Claudio Monteverdi, Luis de Narváez e Alonso Mudarra, nomeadamente, Ritornello de L’Orfeo, de Claudio Monteverdi, e peças de Luis de Narvaez e de Alonso Mudarra originalmente compostas no século XVI.
No disco, a música cruza-se com textos inspirados nos Manuscritos de Leyriath, outra criação do TWB Ensemble, um universo imaginário que, segundo Ricardo Alves Pereira, se inspira em investigação histórica e geográfica, no conhecimento ancestral e nas lendas e mitos existentes na região de Leiria e arredores. “O que fazemos é a recolha destes elementos e apresentá-los de maneira diferente”.
O caminho do TWB Ensemble (The Wandering Bard) começou com o desejo de seguir as pegadas dos bardos de outrora e recuperar para o palco a tradição de trovador medieval através da narração de histórias durante o espectáculo e hoje o grupo apresenta-se como especialista em música erudita antiga e interpretação histórica. Explora o repertório medieval, renascentista e barroco e dá a conhecer narrativas, lendas e mitos de pessoas e lugares célebres do passado, incluindo vidas e biografias fantásticas de reis, rainhas, compositores e trovadores.
O quinto álbum do TWB Ensemble é lançado através da Corda Sonora, a editora musical e produtora de fotografia e vídeo de Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, que garantem a produção áudio e a engenharia de som, além de todo o conteúdo visual. A filosofia da Corda Sonora é apresentar um produto artístico a partir de um canal 100% autêntico e autónomo.