A Böllinghaus Steel vai investir nos próximos seis anos 32 milhões de euros, com o objectivo de aumentar a capacidade instalada, alargar a gama de oferta, melhorar a qualidade dos produtos e a eficiência energética e proporcionar melhores condições de segurança no trabalho.
Em curso desde o ano passado, e com data de conclusão prevista para o final de 2024, está o investimento de 22 milhões de euros num novo trem de laminagem, equipamento de “última geração e que segue os mais elevados padrões em termos de uso de energia e de sustentabilidade no processo de produção”.
Este novo equipamento leva a empresa “num salto tecnológico para o futuro” e afigura-se como “um marco para toda a empresa no que respeita à produção e comercialização de barras de aço inoxidável”, explicava a Böllinghaus Steel há cerca de um ano, quando anunciou o projecto.
Depois da instalação do trem de laminagem, segue-se a instalação de uma nova fornalha de pré-aquecimento e depois a instalação de uma nova linha contínua de seis caixas de laminagem, explica ao JORNAL DE LEIRIA Jorge Correia, director-geral da empresa de Vieira de Leiria, que fabrica perfis em aço inoxidável.
A este investimento junta-se um outro, a seis anos, de dez milhões de euros, com vista à alteração do lay-out da fábrica, novas linhas de acabamento e organização de processos.
“Com todos estes investimentos aumentamos a capacidade instalada para 32 mil toneladas e a manutenção dos 275 postos de trabalho”, adianta o director-geral.
A empresa registou um volume de negócios de 90 milhões de euros no ano passado, em 2022 deverá atingir os 100 milhões.
Fundada em 1889 na Alemanha, a Böllinghaus Steel instalou-se em Vieira de Leiria em 1996, quando adquiriu a massa falida da antiga fábrica de aços Tomé Feteira.
Em 2001 encerrou a produção no país germânico e concentrou todo o fabrico em Vieira de Leiria.