A escada lateral do largo da Sé, em Leiria, que dá acesso às ruas Cónego Costa e Pêro Alvito, vai ser reconfigurada para melhorar a segurança dos peões.
Segundo a câmara, a intervenção implica o “desmonte” da escada existente. A entrada e o patamar na cota superior será mantido, mas com “alteração do revestimento, que será igual aos degraus da escada a executar”.
A escadaria ficará também com uma nova configuração, “de forma a redireccionar o sentido de entrada/saída inferior e proteger os peões, evitando o atravessamento directo da ‘faixa de rodagem’ de acesso ao estacionamento”, explica a autarquia.
Na zona inferior, o troço de escadas com seis degraus será reposicionado de forma a criar um patamar de espera e segurança antes da rampa/faixa de rodagem.
Ao JORNAL DE LEIRIA, a câmara esclarece que a intervenção em curso pretende “complementar” a obra dos acessos mecânicos ao Castelo, que tem uma entrada/saída no largo da Sé, permitindo “melhorar a circulação pedonal de acesso e o controlo ao parqueamento automóvel existente”.
Além da reconfiguração das escadas existentes, será criada uma rampa para pessoas com mobilidade condicionada. Está ainda prevista a requalificação dos sanitários, “tornando-os acessíveis”, a eliminação da guarita do vigilante do estacionamento e criação de um espaço qualificado para o efeito.
A proposta contempla ainda o “reposicionamento do PT [posto de transformação]”, para que seja possível “acolher as alterações preconizadas”.
A câmara garante ainda que não haverá qualquer corte de árvores.