Os cinco anos de abertura ao público do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, instalado na Igreja da Misericórdia, após obras de reabilitação, são assinalados nos dias 24 e 26 de Julho com um programa para todas as idades.
No Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, localizado na antiga judiaria, é interpretada, entre outros aspectos da história da cidade, a presença de cristãos, muçulmanos e judeus, durante a época medieval.
No domingo, 24 de Julho, pelas 18:30 horas, há concerto de música tradicional sefardita com Noam “Nani” Vazana, cantora e compositora nascida em Israel, actualmente a viver em Amesterdão, na Holanda, que é considerada uma das únicas artistas do mundo a escrever e compor em ladino, língua ameaçada de extinção.
Deverá apresentar temas do álbum Ke Haber, o mais recente.
Sefardita é o termo usado para referir os descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha e o ladino é uma língua com origem, precisamente, na comunidade de judeus espanhóis.
A festa prossegue na terça-feira, 26 de Julho, com mais três momentos abertos ao público.
Pelas 10:30 horas, Vânia Jordão protagoniza a leitura dramatizada do livro infanto-juvenil Leiria Medieval: uma vila de mouros, judeus e cristãos, co-editado em 2019 pelo Município de Leiria e pela Barca do Inferno Editora.
Às 14:30 horas acontece a performance Museus Imaginários – Visita Dançada, por Inesa Markava.
Finalmente, às 18 horas, é apresentada a performance Léguas de Línguas, um projecto da SAMP, com Sandie Mourão, Laura Perdomo, Inesa Markava e Yumiko Ishizuka.
A participação nas atividades é gratuita, com inscrição prévia necessária para cdil@cm-leiria.pt ou 244 839 677.