Para promover, informar e apoiar o empreendedorismo da diáspora, Pombal aderiu à Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID), em articulação com o gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora.
O município assume o compromisso de identificar, mapear e listar os investimentos existentes ou que venham a ser realizados, que sejam oriundos das comunidades portuguesas e de empresários da diáspora, partilhando, depois, a informação no âmbito da RAID.
Identificará, igualmente, boas práticas e avaliação dos resultados de “investimentos oriundos da diáspora e através da diáspora e a sua posterior divulgação, através das redes internas e externas”.
O município promoverá ainda parcerias com entidades, como a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, associações empresariais regionais e fundações, que desenvolvam iniciativas ou concursos ligados ao empreendedorismo da diáspora.
A RAID apoiará o desenvolvimento do Programa Nacional ao Investimento da Diáspora (PNAID), além de manter a articulação com o tecido empresarial da diáspora através da Rede Diplomática e Consular, assim como das redes externas da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e do Turismo de Portugal.
“O PNAID é dirigido a emigrantes portugueses e lusodescendentes que queiram investir ou alargar a sua atividade económica em Portugal, bem como a empresas nacionais que queiram internacionalizar os seus negócios através da diáspora”, refere o município de Pombal em nota.