Três em cada quatro pessoas que participaram na auscultação pública pronunciaram-se a favor da desagregação da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, no concelho de Pombal.
Os resultados da consulta popular realizada ontem, 18 de Setembro, indicam que 75% dos 1.722 votantes escolheram o “sim”, ou seja, a desagregação, enquanto 24% preferiram o “não”.
Contabilizaram-se oito boletins brancos e nove nulos.
A taxa de abstenção chegou aos 69,48%, portanto, dos 5.642 inscritos, 3.920 não se deslocaram às urnas, distribuídas por sete secções de voto.
Gonçalo Ramos, o presidente da União das Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, diz que o executivo “está feliz” porque “cumpriu com uma promessa eleitoral”, no caso, a promessa de fazer ouvir a população no tema da reorganização administrativa.
“A análise dos resultados deve ficar a cabo da comissão de acompanhamento, que vai fazer um relatório”, afirmou ao JORNAL DE LEIRIA, já esta manhã, escusando-se a comentar, por exemplo, a taxa de abstenção registada ontem.
O passo seguinte neste processo é, justamente, a apresentação do referido relatório à assembleia de freguesia, cuja decisão, garante Gonçalo Ramos, o executivo “vai respeitar”.
Na Guia, votaram 729 pessoas (cerca de 30% dos inscritos) e 86% pronunciaram-se a favor da desagregação.
Na Ilha, os 603 votantes correspondem a 38% dos inscritos e o “sim” venceu com 75%.
Na Mata Mourisca, 390 inscritos, o equivalente a 24% do total, deslocaram-se às mesas de voto e também o “sim” ganhou, com 55% dos boletins.